quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mais de 150 fiscais da Receita fazem operação em jornal crítico de Cristina Kirchner

10/09/2009

da Folha Online

Autoridades fiscais da Argentina fizeram uma operação nesta quinta-feira nos escritórios do "Clarín", principal jornal do país, em um movimento que aumenta as tensões entre o governo e um dos maiores grupos de mídia da América Latina, no momento em que a presidente Cristina Kirchner planeja uma reforma da lei de meios audiovisuais que recebeu críticas de organizações de imprensa argentinas e internacionais.

Mais de 150 fiscais da Administração Federal de Receitas Públicas (Afip, a receita federal argentina) realizaram inspeções em um prédio em Buenos Aires onde funciona a redação do jornal, de propriedade da empresa de mídia e telecomunicações Grupo Clarín, que, segundo analistas, será enfraquecida caso como o principal conglomerado de mídia do país caso a reforma proposta do governo seja aprovada.

O marido e antecessor da presidente, Néstor Kirchner, tem criticado publicamente a cobertura do "Clarín" sobre o governo, classificando-a de parcial, e descreve a empresa como um "monopólio". A oposição questiona diversos artigos do projeto e considera a iniciativa como parte de uma dura batalha entre o casal Kirchner e o poderoso grupo empresarial. O jornal, por sua vez, tem mantido uma cobertura crítica da proposta de reforma.

O Grupo Clarin é proprietário de jornais, televisão e rádio, bem como de empresas de canais a cabo e de acesso à internet. O preço de suas ações fecharam o dia com queda de 1,6% na Bolsa de Buenos Aires, enquanto a televisão local cobria a operação fiscal.

Um porta-voz da agência de impostos Afip disse que a operação teve como objetivo analisar os livros ficais da empresa e foi semelhante às recentes inspeções realizadas em outras empresas. Mas Martin Etchevers, um porta-voz do Grupo Clarín, questionou a operação e disse que a empresa foi um alvo escolhido pelo governo.

"Esse tipo de inspeção nunca aconteceu na história do 'Clarín'", disse ele a um canal de TV local.

FONTE: www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário