quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Censura aumenta na internet com aproximação dos 60 anos da China comunista

29/09/2009

da France Presse, em Washington

Milhares de sites foram bloqueados pelas autoridades chinesas com a aproximação do aniversário de 60 anos da China comunista na quinta-feira (1º de outubro), acusou nesta terça (29) a organização RSF (Repórteres Sem Fronteiras).

As autoridades chinesas se preocupam especialmente com as redes VPN (Virtual Private Network) e os outros meios usados pelos residentes na China, incluindo os jornalistas estrangeiros, para se esquivar da censura na internet, afirmou a ONG.
Segundo a RSF, "a paranoia" do governo antes das celebrações da quinta se transforma num "pesadelo para os usuários da internet e os jornalistas".

A RSF afirma que milhares de endereços na internet se tornaram inacessíveis nos últimos dias e que o bloqueio de redes sociais como o Facebook ou o Twitter, assim como o de alguns blogs, foi reforçado.

"A grande muralha eletrônica nunca esteve tão consolidada como agora, ao se aproximar o aniversário de 1º de outubro", enfatizou a organização em um comunicado publicado em Washington.

O exército chinês prevê uma demonstração de força na quinta-feira e um desfile de seus novos mísseis balísticos intercontinentais, apresentados pelo Partido Comunista como o símbolo do acesso do país à categoria das potências mundiais.

FONTE: www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário