terça-feira, 27 de outubro de 2009

TV turca censura série que mostra soldados de Israel matando civis

22/10/2009

da France Presse, em Ancara (Turquia)
da Folha Online

A rede de televisão pública turca (TRT) cortou algumas sequências da série "Ayrilik" ("Separação") cuja exibição provocou uma crise diplomática entre Turquia e Israel, afirmou o produtor da mesma ao jornal "Milliyet". A série de ficção mostra, entre outras cenas, soldados do Exército israelense matando crianças palestinas.

"Cada exibidor tem suas próprias regras de supervisão. Não somos contra isto", afirmou Selçuk Cobanoglu, que rebateu, contudo, as acusações de que a série estimulava o ódio contra Israel.

A série "Ayrilik" conta uma história de amor que se passa na faixa de Gaza durante a ofensiva militar israelense entre dezembro de 2008 e janeiro deste ano --na qual 1.400 palestinos morreram, em sua maioria civis-- e mostra soldados israelenses em atitudes cruéis, nas quais humilham e abusam de palestinos inocentes, disparam em crianças pelas costas e jogam idosos no chão.

Entre as cenas censuradas no segundo episódio da série, exibido na terça-feira no principal canal da TRT, estão imagens em que civis palestinos com os olhos vendados são executados por soldados israelenses.

Israel convocou a encarregada de negócios da embaixada turca no pais, Ceylan Ozen, para protestar contra a exibição do primeiro episódio da série em 13 de outubro. O Ministério de Relações Exteriores israelense criticou Ayrilik como uma incitação ao ódio feita com o apoio do governo turco.

FONTE: www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário