segunda-feira, 20 de julho de 2009

Iranianos usam internet para tentar driblar censura

16/06/2009
da BBC Brasil
Com o bloqueio do acesso a diversas páginas na internet, iranianos adotaram a postura de utilizar ferramentas online para tentar driblar a censura do governo e propagar informações, imagens e vídeos do clima de tensão no país.
Os sites mais populares têm sido o Twitter e o Facebook, mas iranianos também têm usado o YouTube, o Flickr e o MySpace para postar material, por meio de ferramentas que driblam os bloqueios impostos pelas autoridades iranianas.
A guerra virtual tem sido tão intensa que simpatizantes do presidente reeleito, Mahmoud Ahmadinejad, também têm atacado a oposição na internet.
Segundo o professor Charles Harb, da Universidade Americana de Beirute, e especialista em mídia social, o que está acontecendo no Irã é uma espécie de revolução virtual que o governo local não consegue controlar.
"Em uma região onde governos seguidamente tentam monitorar a mídia e o fluxo de informação, a internet se transformou em um canal incontrolável de propagação de ideias", disse Harb.
Segundo o pesquisador, se antigamente era o bastante fechar jornais e emissoras de rádio e televisão, hoje governos encontram muito mais dificuldades com a internet.
Harb também avalia que a mídia tradicional tem usado informações de cidadãos como fontes e aponta o Twitter como a ferramenta mais eficiente para transmitir tudo que ocorre no Irã. "É incrível a quantidade de pessoas enviando informações por meio do twitter", afirma.


FONTE: http://www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário