segunda-feira, 30 de março de 2009

Brasileiro é contra intervenções do governo, segundo Datafolha

25/01/2009
da Folha Online

O brasileiro é contrário às intervenções do governo na vida das pessoas e de instituições da sociedade civil e tem posicionamento ainda mais radical em relação a atos de proibição e censura, segundo pesquisa Datafolha em reportagem da Folha
Para 55%, o governo não poderia intervir em sindicatos, enquanto 62% acham que governo não deve ter direito de proibir greve e 69% defendem que governo não pode proibir a existência de partido político, qualquer que seja ele.
A oposição é mais forte quando se tratam de liberdades relacionadas à política e à imprensa. São 73% os que creem que o governo não deve ter o direito de censurar a mídia. Já 74% acreditam que o governo não deve poder fechar o Congresso.

Democracia

Transcorridos 25 anos do ápice do movimento pelas Diretas-Já, a aprovação do brasileiro à democracia atingiu seu mais alto patamar, apontou o Datafolha. Também é a primeira vez desde que o instituto iniciou a série de levantamentos que a maior parte da população defende a obrigatoriedade do voto.
De acordo com o Datafolha, 53% são favoráveis ao voto obrigatório, contra 42% de 1994, a primeira vez que o instituto pesquisou o tema. O apoio à democracia também atingiu recorde: 61% acham que ela é a melhor forma de governo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário