quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Anjos e Demônios" espera autorização na China para estrear


"Anjos e Demônios" aguarda autorização da censura chinesa para estreia, mas conflito em região do país pode adiar decisão

27/07/2009

da Efe, em Pequim

A China ainda não autorizou a estreia do filme "Anjos e Demônios", protagonizado por Tom Hanks, devido a atrasos relacionados com os distúrbios étnicos registrados no oeste do país.

O longa, dirigido por Ron Howard, teve problemas desde sua filmagem em Roma por causa do roteiro, já que consiste em um suspense no qual uma irmandade secreta, os Illuminati, conspira contra o Vaticano, uma trama revelada pelo especialista em simbologia Robert Langdon (Hanks).

"Submetemos 'Anjos e Demônios' à censura [chinesa] no final de abril e seguimos à espera de que nos dê uma resolução', disse a vice-presidente e diretora geral da Sony Pictures na China, Li Chow.

Fontes ligadas à censura chinesa, que só aprova 20 fitas estrangeiras com bilheteria dividida ao ano, disseram que, embora o filme estivesse pronto para estrear após ser apresentado no Festival de Xangai, os tumultos de Xinjiang atrasaram de forma indefinida o processo de aprovação.

A região no oeste da China foi palco, este mês, de confrontos entre muçulmanos da etnia uigur e chineses, nos quais morreram mais de 200 pessoas.

Uma porta-voz da Administração Estadual de Rádio, Cinema e Televisão (SARFT, na sigla em inglês), órgão responsável por liberar os filmes, que não quis se identificar, se recusou a fazer comentários sobre o atraso da estreia do filme e negou qualquer vínculo com as revoltas étnicas de Xinjiang.

FONTE: www.folha.uo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário