quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sudão fecha jornal que defendia separação do sul e ameaça censura prévia

O Sudão fechou um jornal que fazia campanha pela separação entre o norte e o sul do país, informou ontem (6) a imprensa estatal, mostrando uma nova medida enérgica antes de uma votação sobre a independência do sul sudanês.

O "Al Intibaha" foi "suspenso indefinidamente" por causa do modo como fortaleceu as tendências separatistas, disse o Centro de Mídia Sudanesa, noticiou a Folha Online.

Outros jornais disseram que matérias sobre conflitos no sul também foram proibidas, e agentes da segurança nacional os alertou que começariam censura diária das publicações.

Os moradores do sul do Sudão estão a seis meses de um referendo, no qual vão decidir sobre a separação como um país independente.

Analistas dizem que a maioria dos moradores são a favor da independência, mas o presidente Omar Hassan al Bashir, líder do principal partido do norte do país, prometeu atuar para persuadir os moradores do sul para votar pela unidade do Sudão.

O referendo foi prometido em um acordo de paz em 2005, que pôs fim a mais de duas décadas de guerra civil entre o norte sudanês, muçulmano, e o sul, onde a maioria segue o cristianismo e crenças tradicionais.

Líderes do norte e do sul devem começar discussões políticas delicadas em Khartoum no sábado sobre como iriam dividir lucros advindos do petróleo e dívidas após o plebiscito.

O jornal "Al Intibaha" é conhecido por suas críticas ásperas ao sul e a seus moradores, e ter defendido que o norte exigisse a separação do sul.

As forças de segurança do Sudão fecharam o jornal de oposição "Rai Al Shaab" e prenderam sua equipe em maio, após o jornal ter publicado matérias acusando o presidente de burlar as eleições e de afirmar que o Irã estava desenvolvendo armas em uma fábrica sudanesa.

FONTE: http://www.africa21digital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário