sexta-feira, 14 de maio de 2010

Irã aumenta censura sobre produção de cinema nacional

Em um nova tentativa de controlar o cinema iraniano, o Ministério da Cultura e Orientação Islâmica exigirá que os cineastas iranianos tenham uma licença especial para projetar seus filmes em festivais e salas no estrangeiro.

"Sem o documento, os filmes não terão autorização para deixar o país, sob pena de sanção de um ano e a proibição de filmar" no país, advertiu um alto cargo do ministério.

Segundo a agência de notícias local Mehr, a restritiva direção tem como objetivo "impedir a exibição de filmes iranianos que possam manchar a imagem do Irã no exterior".

"Nossos cineastas podem dialogar com nosso povo através de seus filmes, mas devem estar de acordo com nossos interesses nacionais. Não poderão estabelecer comunicação com outros países sobre assuntos sensíveis", argumentou.

Cineastas e críticos denunciaram a medida como mais uma tentativa das autoridades iranianas de censurar e controlar a indústria que, apesar das restrições, conseguiu seu espaço no mundo, com dezenas de prêmios internacionais.

Pela norma vigente, antes de rodar todo roteiro deve obter primeiro autorização do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica e depois deve solicitar outra permissão para distribuir no Irã. Será preciso ainda outra licença para projetar no exterior.

FONTE: http://cinema.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário