segunda-feira, 31 de maio de 2010

Governo nega censura à imprensa nas eleições colombianas

28/05/2010

O ministro do Interior, Fabio Valencia Cossio, assegurou que o decreto do governo para regular as eleições não é uma censura e não quer afetar o trabalho dos jornalistas para a cobertura dos comícios. Em comunicado, o ministro disse que o artigo 9 do decreto 1800 de 2010 tem um precedente normativo desde 1994.

"O artigo (...) determina que quem exerce o ofício jornalístico poderá valer-se de qualquer fonte de informação, mas para buscar o equilíbrio, a imparcialidade e a veracidade, é necessário que essa informação seja confrontada com a fonte oficial, ainda mais quando nos deparamos com temas de ordem pública".

Para o ministro, o decreto não mina a liberdade e a independência profissionais "porque o exercício da liberdade implica uma ponderação entre as distintas informações para poder conhecer a verdade dos acontecimentos".

A manifestação do governo se deu logo depois que o Círculo de Jornalistas de Bogotá (CPB, na sigla em espanhol) reclamou que o Ministério do Interior e da Justiça não respondeu às "queixas expressadas por diferentes organizações nas eleições de 14 de março". Na rede social Twitter também foram realizadas várias reclamações sobre a possível censura do governo.

FONTE: http://noticias.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário