sábado, 6 de março de 2010

Dutra nega intenção de Dilma de censurar meios de comunicação se for eleita


05/03/2010

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília


O presidente do PT, José Eduardo Dutra (SP), disse nesta sexta-feira que há setores da mídia brasileira que fazem "campanha" contra o partido, mas negou qualquer intenção da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) em impor censuras aos meios de comunicação de massa se for eleita presidente da República em outubro.

Apesar de o PT ter aprovado documento em que acusa a mídia de ter se aliado à oposição para reacender o escândalo do mensalão, Dutra disse que o partido "não vai fazer nada" contra a mídia.

"Eu não gosto de usar o termo controle social da mídia. O PT é a favor da liberdade de imprensa, não impõe censuras. Não vamos propor fechamento de jornal, emissoras de TV ou censura à imprensa. Mas se setores fazem um embate ideológico, vamos fazê-lo", afirmou.

Sem citar nomes, Dutra disse que os setores responsáveis por ataques ao PT "tiveram ao lado de alternativas golpistas que agora aparecem como democratas dizendo que nós somos a favor da censura". O petista disse que, quando um candidato concede entrevista dizendo que Dilma vai impor censura à imprensa, e o pré-candidato tucano José Serra (SP) não adotará esta prática, faz um "ataque" contra o PT.

"Seria mais legítimo aos jornais seguir o modelo dos Estados Unidos, em que os jornais fazem um editorial defendendo um candidato", afirmou.

Reportagem publicada hoje pela Folha afirma que, na resolução aprovada pelo PT, o partido afirma que "amplos setores do empresariado" que ser aliaram à oposição têm como objetivo promover uma "guerra de extermínio" ao partido.

O texto é assinado por Dutra e foi aprovado no encontro do Diretório Nacional do PT, será realizado hoje. O documento ainda está sob análise do partido antes de ser divulgado oficialmente.

"Faltam projeto e base social à oposição neoliberal, mas ela ainda tem fortes aliados em amplos setores do empresariado, particularmente da mídia, que já começam a criar factoides e falsos escândalos visando enfraquecer nosso projeto", diz o documento petista.

"Os recentes episódios envolvendo denúncias vazias contra dirigentes petistas comprovam que a guerra de extermínio ao PT, deflagrada em 2005, está longe de acabar."

Fatos

Embora não faça citação direta, petistas disseram à Folha que a menção se refere a acontecimentos recentes: a revelação, feita pela Folha, de que o ex-ministro José Dirceu recebeu ao menos R$ 620 mil de grupo empresarial com interesse na reativação da Telebrás, e reportagens das revistas "Época" e "IstoÉ" sobre investigações do mensalão que citam o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT).

Refere-se, também, a reportagem da Folha que mostrou que o governo não cumpriu o prazo prometido em três de cada quatro principais ações do PAC, gerenciado por Dilma.

FONTE: www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário