sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Revista do blogueiro mais lido do mundo encara censura chinesa

A revista literária Coro de Solistas, editada pelo escritor Han Han (considerado o blogueiro mais lido do mundo), teve que interromper indefinidamente sua publicação devido à falta de uma permissão das autoridades chinesas, informou hoje ele mesmo em seu blog.

Estava previsto que nos primeiros dias de setembro fosse lançado o segundo exemplar da revista, depois de o primeiro ter sido um grande sucesso - um milhão de exemplares vendidos nas duas primeiras semanas nas bancas.

Segundo o jornal oficial China Daily, a publicação não conta com um número de série, o que impede que saia a circulação como uma revista comum.

O primeiro número foi editado, por assim dizer, como um livro, graças à ajuda de uma editora, por isso que não necessitava desse número de série, mas aparentemente essa empresa decidiu se retirar do projeto de Han Han.

Segundo comentou o blogueiro, essa e outras editoras temem "pressões" se o apoiar, tendo em vista seu conhecido estilo mordaz e crítico com o governo.

Já em janeiro deste ano a publicação teve que adiar o lançamento do primeiro número, devido a problemas com as autoridades censoras chinesas.

Han Han, 27 anos, divide seu trabalho de escritor com a de corredor de ralis e é considerado pela crítica como o "enfant terrible" da literatura chinesa.

Quando era adolescente, abandonou os estudos secundários e rapidamente se tornou em um dos romancistas que mais obras vendem na China, até alcançar a fama com um blog que contém críticas contra os males da sociedade chinesa

FONTE: http://noticias.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário