quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Imprensa boliviana teme censura com nova lei contra racismo

Organizações de jornalistas e meios de comunicação da Bolívia criticaram nova lei aprovada pela Câmara dos Deputados contra o racismo no país. A legislação impõe sanções a quem praticar atos considerados racistas e discriminatórios, informou a BBC Mundo.

Para os veículos de imprensa opostos ao projeto, a norma "viola a liberdade de expressão", pois poderia sancionar a difusão de mensagens enunciadas por terceiros.

A crítica principal baseia-se em artigo segundo o qual caso um meio de comunicação publique idéias discriminatórias este "será passível de sanções econômicas e suspensão de licença de funcionamento, sujeitas a regulamentação", explica o jornal El Mundo. A pena chegaria a oito anos de prisão ao profissional que difundir mensagens racistas. O texto da nova lei deverá ser debatido no Senado esta semana.

O governo boliviano afirma que os meios de comunicação se opõem à norma por estarem acostumados a divulgar mensagens discriminatórias, relata a BBC Mundo.

Jornalistas declaram-se preocupados com a possibilidade de serem penalizados por exporem opiniões de entrevistados e dizem que o objetivo da legislação é "impor uma mordaça e calar a dissidência".

FONTE: http://portalimprensa.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário