domingo, 20 de junho de 2010

Rammstein consegue liminar para lançar álbum Liebe Ist Für Alle Da censurado na Alemanha

Em uma vitória para a liberdade de expressão artística, a banda alemã Rammstein ganhou um recurso para colocar nas lojas alemãs, seu mais recente álbum, Liebe Ist Für Alle Da. Um tribunal decidiu a favor do grupo, revertendo uma lei que proibiu o álbum de ser divulgado publicamente.

Em novembro do ano passado, o órgão alemão responsável pela análise de conteúdo de mídia nocivo para jovens (BPjM), anunciou que Liebe Ist Für Alle Da (O Amor Existe Para Todos) e a canção Ich tu dir weh (Eu quero te machucar), eram nocivas às crianças, alegando que a banda fazia apologia à violência e ao sexo desprotegido. A arte do álbum também foi alvo do BPjM. A capa, que exibe um açougueiro prestes a cortar uma mulher nua, e uma fotografia do guitarrista Richard Kruspe simulando um espancamento de um prisioneiro nu, foi censurada.

Com isso, o álbum (que chegou a nº 1 na Alemanha) foi condenado a ser vendido com sua capa censurada e a música Ich tu dir weh proibida de ser executada ao vivo. A gravadora Universal Music lançou o álbum com uma versão alternativa da capa e sem a canção proibida. Mas também abriram um processo contra a agência do governo, exigindo que a banda pudesse lançar o disco original.

O tribunal decidiu a favor do Rammstein, declarando que o BPjM não tem o direito de colocar Liebe Ist Für Alle Da na lista restrita, pois o argumento de suposto sadismo do álbum - que poderia prejudicar o desenvolvimento sexual dos jovens - não era o suficiente para uma proibição. Segundo a decisão, ele contém "apenas uma sugestão surrealista à coisas desagradáveis e não uma descrição pormenorizada e real de violência".

O BPjM pretende apelar da decisão judicial, que levará pelo menos seis meses.

Enquanto isso, Rammstein podem vender a versão original do álbum. Um brinde à liberdade.

FONTE: http://www.karenkoltraneradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário