segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Tribunal do Marrocos fecha jornal que publicou caricatura de primo do rei

30/10/2009

EFE

Um tribunal marroquino ordenou hoje "o fechamento definitivo dos escirtórios" do jornal "Akhbar al-Youm" e condenou a um ano de prisão o desenhista Khalid Gueddar e o diretor Tuafic Buachrin, por publicarem uma caricatura de um primo do rei Muhammad VI.

Segundo informou à Agência EFE o advogado Abderrahim Jamai, o Tribunal de Primeira Instância de Casablanca os condenou por "ultraje à bandeira marroquina" e ordenou também o pagamento de uma multa conjunta de 100.000 dirhams (cerca de 8.900 euros).

O advogado disse que os magistrados têm ainda que se pronunciar sobre a acusação de "ofensa à monarquia", assim como que não está claro se esse jornal poderá continuar sua difusão em caso de mudar de sede.

Após a publicação no último final de semana de setembro desse desenho e antes que houvesse uma ordem judicial, o Ministério do Interior já tinha ordenado o fechamento da sede em Casablanca, por isso que o "Akhbar al-Youm" não chegou às bancas do país desde então.

Na caricatura, Moulay Ismail, primo do rei, está de braço levantado, sorrindo, perante uma bandeira do Marrocos na qual a estrela que figura no centro da insígnia aparecia semioculta, mostrando só quatro de suas cinco pontas.

As autoridades marroquinas interpretaram que, no caso de não estar tapado, esse desenho não teria tido essas cinco pontas mas seis, o que levaria a ser a Estrela de Davi, símbolo judeu, o que desmentido pelo próprio jornal, considerando que tinha-se feito "uma leitura incorreta e de má fé do desenho".

No Marrocos, o código da imprensa proíbe o que qualifica de "atentar contra a religião muçulmana, a monarquia e a integridade territorial".

FONTE: economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe


Nenhum comentário:

Postar um comentário