quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tailândia fecha TV e censura Internet

09/04/2010

A Tailândia fechou uma TV de oposição e dezenas de sites na Internet, ontem, tentando usar a censura para controlar a crescente onda de protestos contra o governo. Revoltados, manifestantes prometeram desafiar o estado de emergência, declarado na última quarta-feira, com um grande protesto previsto para hoje.

Líderes dos "camisas vermelhas" marcaram para hoje uma marcha em dez pontos não divulgados da capital tailandesa, Bangcoc, prometendo a maior manifestação em quatro semanas de atos que visam derrubar o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, e forçá-lo a convocar eleições antecipadas.

Os "camisas vermelha" usam a Internet e a TV por satélite PTV para divulgar seus ideais por todo o país. Também são usadas rádios comunitárias, telefones celulares e redes sociais.

O primeiro-ministro foi à TV nacional, ontem, para explicar as razões por trás da censura e para anunciar que mandados de prisão foram expedidos para sete líderes acusados de comandar a invasão ao Parlamento no dia anterior. "É a manipulação de informação que está gerando ódio. Hoje nós paramos de divulgar esse tipo de informação", afirmou o premiê.

O porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, disse que os veículos de mídia foram fechados porque divulgaram "falsas informações", incluindo alertas de que o premiê teria autorizado o uso da força contra os manifestantes.

O Twitter e o YouTube foram censurados. Quem acessava lia uma mensagem dizendo que o acesso estava bloqueado devido a efeitos na "segurança".

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário