quinta-feira, 15 de abril de 2010

RSF pede que premiê de Bangladesh investigue censura à exposição fotográfica

30/03/2010

Redação Portal IMPRENSA

A organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) instou o primeiro ministro de Bangladesh, Sheikh Hasina, a investigar a proibição de uma exposição fotográfica, em uma galeria da cidade de Dakha, a respeito de ações da polícia tática do país. A RSF pede também, que sejam apuradas supostas ameaças de morte contra o fundador do espaço, o fotógrafo Shahidul Alam.

"A censura da mostra é uma séria violação da liberdade de expressão", observou a entidade. "As ameaças contra nosso colega, Shahidul Alam, são perturbadoras e geram dúvidas quanto a possibilidade de discussão aberta sobre direitos humanos em Bangladesh", sublinhou a organização.

A polícia de Dakha fechou a galeria no último dia 22 de março de 2010, logo após a abertura de exposição de fotos e painéis a respeito de execuções sumárias por obra de membros do batalhão de operações especiais do país. A exposição recebeu o título de "Crossfire" - pois a polícia argumenta que suas vítimas são mortas em situações de "fogo cruzado" (crossfire, em inglês) em resposta de legítima defesa ou em ações de prevenção de fuga de criminosos.

Uma semana após o fechamento da galeria, dois homens, que se apresentaram como representantes de autoridades locais, visitaram o espaço e questionaram se o fotógrafo Shahidul Alam tinha família, filhos e se "não temia por sua vida".

Antes de deixar a galeria, um dos homens alertou: "Shahidul será morto nas ruas. Nós vamos derrubá-lo". No dia seguinte, outro homem foi à galeria e observou, em voz alta, que "o organizador da exibição deveria ser baleado".

Um dos representantes da galeria declarou a RSF que esta não é a primeira vez que o espaço sofre censura. O último registro ocorreu durante apresentação de fotos sobre o Tibet. "Mas essa é a primeira vez que recebemos ameaças diretas de morte", pontuou.

FONTE: http://portalimprensa.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário