segunda-feira, 22 de junho de 2009

Apple rejeita aplicativo por dar acesso ao "Kama Sutra"

22/05/2009

da Folha Online

A Apple rejeitou um aplicativo para leitura de livros pelo iPhone porque o software permite a busca e o download do "Kama Sutra".

Chamado Eucalyptus, o aplicativo de leitura não possui qualquer tipo de conteúdo. Tão similar quanto o iTunes é para a música, o Eucalyptus permite aos usuários encontrar e baixar os livros que desejam ler. O aplicativo baixa arquivos do Projeto Gutemberg, site de livros sob domínio público, com conteúdo autorizado para downloads.

O problema que a Apple enxergou é o de que os usuários podem escolher o download do texto do "Kama Sutra", que contém material "questionável". O programador Eucalyptus, Jamie Montgomerie, informou em seu blog que o aplicativo foi rejeitado por "conteúdo sexual", conforme estabelece um dos itens do estatuto da loja iTunes.

Segundo o site da revista Wired, a companhia geralmente elimina os aplicativos com conteúdo potencialmente ofensivos. Mas esta é a primeira vez que a Apple rejeita um aplicativo baseado no conteúdo que o usuário procure, por si só, para baixar.

Montgomerie lembrou que o "Kama Sutra" é facilmente encontrado em buscas no Google. "Eu suspeito que ninguém sabe verdadeiramente como é tortuoso o processo de aprovação para programadores, particularmente depois de uma rejeição", disse Montgomerie.

No último e-mail enviado ao programador, a Apple solicitou que o Kama Sutra fosse removido --ainda que o livro digital seja parte do banco de dados do Projeto Gutenberg. Montgomerie disse que vai instalar um filtro para bloquear a pesquisa dos usuários sobre o livro. Ele aguarda uma resposta da Apple.

FONTE: www.folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário