sexta-feira, 17 de abril de 2009

Charge de TV estatal faz referência ao aumento da capacidade dos cemitérios com terremoto com o plano de habitação do governo .

da Efe
A empresa pública de televisão italiana Rai decidiu nesta quarta-feira suspender o chargista Vauro Senesi por causa de um desenho sobre o terremoto ocorrido na semana passada na cidade de Áquila, que matou 294 pessoas e deixou mais de mil feridos. O desenho faz alusão às vítimas da tragédia e mostra um "aumento" na capacidade dos cemitérios.

O primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, condenou a charge, divulgada pela emissora no último dia 9, um dia antes do funeral coletivo na sexta-feira da Paixão.
Nesta quarta-feira, a emissora emitiu um comunicado sobre a suspensão do artista.
No desenho, o chargista relaciona a polêmica gerada pelo "Plano Casa" do governo italiano, que pretende permitir o aumento da superfície dos imóveis do país para impulsionar a construção civil, com a catástrofe que atingiu a Itália.
A direção da Rai considerou a vinheta "gravemente lesiva" à memória dos mortos pelo terremoto e disse acreditar que vai contra a missão de serviço público que a emissora possui.
A emissora pediu mais atenção da apresentadora do programa, Michele Santoro, o qual a charge foi divulgada, para informações acerca da situação na região de Abruzzo. Segundo Berlusconi, "a televisão pública não pode se comportar deste modo".
O líder do opositor Partido Democrático (PD), Dario Franceschini, também se mostrou contrário ao desenho transmitido em "Annozero", embora, segundo ele, qualquer medida de censura em relação ao programa seja "inaceitável".

FONTE: www.folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário